segunda-feira, 5 de julho de 2010

A dança em nome da solidariedade

O impacto com a tragédia das chuvas e a sensibilidade com o drama de vizinhos e conhecidos que perderam suas casas levou o pessoal do grupo Nikit Dancers a promover, nos dias 15 e 16 de maio, um workshop solidário de hip hop e danças urbanas na quadra do clube Canto do Rio, principal posto de recolhimento de doações.
“Como já fazemos o UpGrade workshop há dois anos, temos um público cativo, é um evento já conhecido. Já que temos essa ferramenta, por que não usá-la para ajudar o próximo?”, comentou a diretora e organizadora do UpGrade Workshop, Alessandra Mattos.
Os cerca de 60 participantes viram na iniciativa a possibilidade de aprimorarem sua dança enquanto ajudavam, através das doações, famílias ainda desabrigadas. “O caráter solidário contribuiu para eu estar aqui. Estou num momento juntando trapos. Além disso, no Rio, onde eu trabalho, é difícil um evento desse tipo acontecer”, disse Rodrigo Mendes, estudante do 3º período de Dança na UniverCidade.
O workshop contou com a colaboração dos DJs Williamy e Bruno, dos professores Rodrigo Bernardi, Marcelle Pessanha, Josh Antônio, Bernardo Stumpf, Bárbara Lima, Tito Lacerda, JP-Black e Juliana Donato, todos como voluntários.
“É incrível ter professores de tão alto nível envolvidos na causa”, ressaltaram Ryan Lopes e João Fellipe, também participantes.

No total, foram arrecadados 410 itens de higiene pessoal, 50kg de alimentos não perecíveis e 8 grandes sacos de roupas, tudo organizado em dez cestas básicas entregues diretamente às famílias desabrigadas.



- Essa foi uma matéria que eu fiz para a faculdade. Tudo bem que estamos em julho e esse evento que eu cobri foi em maio, mas nunca é tarde quando o assunto é solidariedade e dança, pelo menos eu vejo as coisas assim.
Acho que aqui pode ficar a "lição" de que a dança não é um mundo paralelo, isolado de tudo e todos. Todos podem e devem dançar. E se isso tem um lado solidário, é ainda mais gratificante.

Aqui está um vídeo sobre o evento: http://www.youtube.com/watch?v=8MEKwqSrC0g


- Indicação de música: Joy Williams - Charmed Life

Nenhum comentário: